quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Por causa da gripe, Henrique passou dias sem comer, só bebia líquidos. Muito suco, leite e água de coco, mas comida, quer doce ou salgada, nada.

Eu sou bem tranquila, não tentei colocar boca abaixo (ó que é isso, mãe?) nem substituí o almoço por leite, p.ex.

Quando fui introduzir alimentos, o pediatra disse que não podiam ser batidos no liquidificador, só amassados. POobre Henrique, com 5 meses, tendo que comer assim. É claro que ele não comia, então segui meus instintos e batia.. com seis meses começei a amassar, com 7 deixava mais pedacinhos e agora ele come o arroz inteiro e a massa cortadinha. Mas... com o nascimento dos dentes, não comia pedaços e eu triturava tudo.. passou 4 dias comendo papinha de nenezinho, bem batidinha, depois "voltou ao normal".

Quando ele não quer comer, sempre lembro do pai dizendo que casa que tem comida criança não passa fome e não substituo a refeição, na próxima ele certamente come.
Outra coisa que o povo se surpreende é que com exceção de dar eventualmente um potinho de papinha doce ou salgada da nestlé, nunca dei mingau, nem cremogema, nem mucilon, nem bolacha, nem pão, nem leite, nem iogurte, nem danoninho, nem picolé, nem sorvete, nada que seja artificial ou tenha açucar. Tenho o fiel propósito de mantê-lo assim até 1 ano, como recomendado pela OMS e Sociedade Brasileira de Pediatria. Talvez por isso ele goste tanto de sucos e frutas em geral, inclusive comer abacaxi e couve flor puros!

se alguma das amigas mamães estiver lendo, siga seus instintos. Catiucia, se a Isa nao quer comer porque mamou no peito até os 6 meses e nao sabe o que fazer com papa amassada, bata no liquidificador! aos poucos se aumenta a consistência e ela vai comer diretinho lá com 8 ou 9 meses...

Bom, tudo isso era para contar que depois de 4 dias sem comer, seu Henrique devorou um prato fundo de almoço! Tão cheio que nem comeu a sobremesa - gelado de manga - feito em casa...(nada mais é que manga batida com um pouco de água e vai pro freezer)

5 comentários:

  1. Essa mãe está saindo melhor do que a encomenda! Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente a filha superou a mãe...maravilha! O henrique é um gurizinho abençoado...

    ResponderExcluir
  3. Ô guria... é isso aí! sempre agi assim, sem empurrar.... nós mesmos, temos dias que não queremos comer... então... e quanto aos doces, fiz o mesmo, mas como não tive muito controle, depois de unm ano e uns 3 meses, quando voltamos a POA, ela ganhou guaráná! Pode?! daí chocolate, bala e assim por diante.... se tiveres controle, segura assim até mais de um ano! dois, três... sem danoninho gordo.... afinal ele só vai ver isso na escola (se ninguém der, como no caso da Helena!!) beijão... saudade.... saudade da tua casa de POA, de ti, de conversar, desse alemão gatão... TINA

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, A Isabela esta comendo melhor agora... mas sempre que deixo um creme, ela come melhor. Quanto a comer acucar, concordo contigo, no que depender de mim a Isabela nao comerá bobagens, nem acucar, até, pelo menos 1 ano. É dificil né, pois que muitas criancas comem bolachas, bicoitos de polvilho, danoninho, mas estou firme, a Isabela so frutas e no maximo, eventualmente, uma papinha nestle.

    ResponderExcluir
  5. é isso aí amigas! que bom que aisa tá comendo melhor. Henrique também tá comendo pedacinhos e agora descobri como fazer "sorvete" de sobremesa. Fruta + 1 medida da fórmula que ele toma + pouca água bater até ficar cremoso e freezer... Faço porção do tamanho de um potinho nestlé e ele manda brasa! Aumenta a ingestao de frutas e de leite sem ter açucar! Qto a bolachas, se ele nao provar nao vai querer. Tem um amigo do prédio que come sempre na frente dele e ele nao se interessou... e na creche nao dao, pois lá a alimentação é natural...açucar só para os do ciclo (1a e4m) e mascavo! Nao entra bolacha, todos os graos e massas sao integrais.. uma beleza. Aliás, nao pode ir nem docinho nas festinhas de aniver lá.. o cardápio é deles...

    ResponderExcluir