terça-feira, 13 de julho de 2010

atualizando


depois de gastar uma grana danada em consultas e exames (obrigada sandra!) finalmente descartamos a hipótese de alergia a proteína do leite de vaca (APLV) e da doença celíaca (DC), que era meu maior medo, pois a APLV costuma curar por volta de 2anos de idade, quando o sistema imune termina sua formação, com dieta de leite, derivados e traços. Só que a DC é pra sempre e nunca se pode consumir glutem, que tem em quase tudo. Acho mais fácil cortar leite e derivados, que dá pra substituir por derivados de soja, p. x, do que farinhas, que contém glutem. Daí eu teria que fazer pães, biscoitos, etc etc sem glutem, pois os de padaria são contaminados (feitos em máquinas que processam pão com glútem) e não pode!

o Henrique tem mesmo é sindrome do Intestino Irritável (SII), que é um desbalanceamento na motilidade intestinal. Algumas mudanças como diminuir a ingesta de líquidos (ate 1l dia, somando-se leite, sucos e água), frutas com casca, iogurtes, ameixa, yakult quando estiver "atacado". No dia a dia basta aumentar a ingesta de gordura (1 col sobremesa de creme de leite na mamadeira noturna, 1 col sopa de azeite no almoço e janta) e dieta normal.

Pide ser que conviva para sempre com isso, intercalando diarréia e constipação, pode ser que passe lá pelos 5 anos, quando sistema digestório "termina" a maturação.
Independente de qualquer coisa, só saber que é uma doença benigna, que não impede absorção de nutrientes é super tranquilizador.

O diagnóstico, feito pela Dra. Angela Mattos (gastropediatra de salvador, um amor) foi com base no histórico de cólicas do recém nascido, primeira evacuação do dia mais dura que as demais (líquidas), fezes "normais" sempre pastosas (raramente forma bolo fecal mais durinho), períodos de constipação no bb seguidos por fezes abundantes (lembra terla?)
Além disso fizemos exames de fezes específicos para pesquisa de bacterias (ausente), específico para giardia (negativo), ´parasitológico geral (negativo), sangue oculto (negativo) e funcional (presença de muco). Exames de sangue de IgA e IgE total (dentro do normal), anti-endmisio, anti-gliadina, anti-transglutaminase (para doença celíaca) dentro do normal, RAST para leite e soja negativos).
Com base nisso, mais o ganho de peso excelente (percentil 87) e de altura (percentil 95) ela descartou as 2 doenças e ficamos na SII.
Caso algum desse alterado, iriamos ter que fazer biópsia de intestino.
Nesse 1 mês, apenas com a ingesta de gordura na alimentação e diminuição de líquidos o henrique agora tem um cocô lindo!!!!

5 comentários:

  1. Bem, tudo esclarecido agora é se despreocupar, não ficar olhando o cocô todos os dias, e deixar a natureza fazer o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. viva o cocõ do gurizinho...amor lindo da vovó...

    ResponderExcluir
  3. E toda essa notícia com foto de Terla Rodrigues, hahahahha.
    Muito feliz pelo Ique.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, vc poderia fornecer o telefone da gastropeditra Ângela Mattos?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, vc poderia fornecer o telefone da gastropeditra Ângela Mattos?

    ResponderExcluir