terça-feira, 30 de março de 2010

eu escolhi isso pra mim.. e não me arrependo!

Putz, eu quis ficar grávida... Enjoei muito (o gui que viu todo o começo, lembra quando luísa tava voltando e eu atrasando a ida pro aeroporto, vomitando a água do café da manhã?), dormia sentada de roncar na ufrgs, depois vieram as maravilhosas semanas de 13 a 30, mais ou menos, onde me sentia linda, adorava sentir o henrique mexer, fazia ioga, ainda dormia. Depois já não tinha mais posição para dormir, fazia xixi 500 vezes por dia e mais 500 por noite. Tinha muuuita azia (bendita magnésia bisurada), inchei a ponto de não poder ir mais no cinema pois não aguentava mais que 1h sentada. Doía muito a pelve e as costas, e disso que engordei só 12 kg. Vieram as dores do parto. Doeu, mas passou. Muito bom parir, sensação indescritível de poder, felicidade, sentir-se mulher. Amamentar doía muito, quase desisti. Hoje vejo que a péssima primeira pediatra não observou a pega (que hoje sei que estava incorreta) enos introduziu mamadeira cedo demais, trauma esse que um dia eu vou ter que trabalhar, enfim... Sim os peitos caem. Pode não ser o de todo mundo, mas os meus caíram, sorte que são modelo P.
Vieram as cólicas e eu achava que após os 3 meses iam passar e o henrique ia dormir, Passarm 3 meses, 4 meses, quase 14 meses e nada. Raras noites de sono completas.
Pediatra 2 mandou deixar chorar, michael concordou. Meu instinto de mãe dizia que isso não tava certo. Se ele falasse e me dissesse que tá com medo eu ia mandar voltar pro berço e chorar até dormir? Eu não!
Funciona? Claro que sim, amigas fizeram e deu certo. Traumatiza o bebê? Não sei, dizem que sim, outros que não. Mas sei que me traumatizaria. Deixar meu alemão se esgoelando até dormir não parece certo. Adoro (apesar de cansar algumas vezes) deitar ao lado dele e esperar ele terminar a mamadeira, rolar de um lado pro outro, subir em mim, me beijar, abraçar, falar um pouco, esfregar a mão na parede e de uma hora pra outra, virar pro lado e dormir. Esse processo leva em torno de 30 minutos.

Bom, me dizem que se ele dorme assim, quando acordasse chorando nao ia entender o que havia acontecido e ia pedir a mãe de novo. E eu vou. Cansa levantar de 2h em 2h, mas sempre achei que o sono vem com a maturidade neurológica e que um dia ia vir.

Nao me assustei com terrorismos do pedi # 2, que disse que ele vai chorar até os 5h, nem com o livro nana nenê (que afirma isso se nao os ensinar pelo método do choro). Nao acredito nisso. Acho que até os 2 anos são bebês e da mesma forma que se eunão der comida (nao precisa ser na boca, mas oferecer) ele não vai saber comer, se eu não ajudar, ele não vai dormir. E ajudo indo lá. Claro que tem vezes que me dá vontade de deixar chorando, mas não aguento nem 1 minuto, algo dentro de mim me faz saltar e ir lá.

Pois bem, noite passada tudo igual. Banho, mamadeira, escurinho,protetor de mosquitos na parede, repelente na pele, em 20 minutos tava dormindo. Coloquei no berço, coloquei o amiguinho (uma pantera cor de rosa, presente para mim do meu amigo Vlad Távora, que ele quis que fosse o amigo de dormir, depois de mostrar as pelúcias)nos braços e saí, eram 21h. Uns 40 minutos depois chorou, mas antes de eu chegar ao quarto já tinha parado e nem fui ver o que era. Bom, fui dormir, meio naquela expectativa de quando seria o choro. Acordei as 5:15h me sentindo realmente descansada, já era dia e nada do Henrique chorar. Chorou as 10 pras 6h, tomou leite e foi até as 7h.

EEEEEEEEBBBBBBBBBBBBA!!! será que é a primeria de muitas noites boas? Não sei...mas já recuperei as forças. Se chorar hoje, vou lá e dou colo. Sou mãe, isso faz parte do pacote, escolhi isso (ta certo que eu preferia ser a minha mãe as vezes, que teve eu e o gui, uns anjos que dormiam de 19h as 7h hahahahah) e não me arrependo!

Não estou condenando quem deixou chorar ou me aconselhou. Comigo não funciona, simples assim. Da mesma forma que nao acho que deixar chorar realmente traumatize, também não acho que atender nesse caso vai fazer mal.
Sou firme quando faz malcriaçao, também não deixo fazer de tudo, mas no momento de vulnerabilidade do sono, nada como uma acolhida após um pesadelo né?

8 semanas...


28 semanas....


35 semanas


2 meses...


6 meses...

5 comentários:

  1. Legal tua crônica, não só por tua firmeza em defender teus pontos de vista, como, também, estar bem escrita. Quem sabe um livro sobre a experiência de ser mãe?
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. continuas para minha alegria coerente,pois quando foi feita uma tentativa de deixar o João "chorar" para dormir,tu e o Gui disseram:
    Parem com isso...Se não pararem vamos embora dessa casa...numca mais se "tentou" e, o martírio continuou...mas tambem não me arrependo

    ResponderExcluir
  3. hahahaha, pois é, e um dia ele saiu do quarto de vcs! depois ele só gritava: carmem, quero a minha torrada!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!! Aumenta mais ainda a saudade!!! =***

    ResponderExcluir